A origem do gelado não é clara, existem várias versões, há quem diga que vem dos árabes e dos Chineses, certo é que quem o trouxe para a Europa foram os Árabes.

Antigamente o gelado chamava-se «Sberbeth», ou seja «Neve Doce» em Árabe, que originou a actual palavra de «Sorvete», tratando-se de uma bebida gelada obtida da mistura da neve com mel e sumos de fruta.

A palavra gelado apareceu somente no século XVI ano de 1565 na família Nobil de Medici de Firenze (Italia). O gastrónomo Bernardo Buontalenti, aperfeiçoou o método, com a mistura de ingredientes obtendo assim os «Dolce Gelados».

Cerca de 100 anos depois o palermitano Procopio, também de Italia, inventou uma máquina onde consegue uma grande melhoria na qualidade do gelado propagando-se assim para todo o mundo sempre através de empreendedores italianos. O veneziano Sartelli conquista Londres, o napolitano Tortoni, em Paris, inventa o gelado entre bolachas e o genoves Bosio abre a primeira gelataria em New York.

Com o passar dos anos o gelado sofreu grandes modificações deixando de usar não só mel e sumos, mas também leite, natas e ovos...

Todos os direitos reservados - Copyright © Nosolo Grupo 2017